-
-

O Canadá é o país mais procurado por brasileiros que desejam realizar um intercâmbio cultural quanto para aqueles que querem trabalhar, segundo a Associação de Agências de Intercâmbio (BELTA).

O país também chama a atenção de pessoas que estão interessadas pelo processo de imigração. Para se ter uma ideia, o Canadá já ultrapassou os Estados Unidos no ranking de preferência dos brasileiros.

De acordo com a BELTA, em uma pesquisa realizada no ano passado, o Canadá já é a primeira opção dos estudantes.  

 

Mas por que escolher o Canadá para intercâmbio?

Listamos os principais motivos:

Qualidade de vida

O país está há mais de 20 anos entre os 10 melhores lugares para se viver do mundo, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) e pesquisas realizadas pela Economist Intelligence Unit.

Os quesitos que mostraram melhores avaliações foram: o acesso à educação, segurança pública, alta expectativa de vida, além de inúmeras atividades culturais

Educação

O ensino sempre foi uma das prioridades dos canadenses, e há muito tempo o país tem desenvolvido um sistema de educação de alto padrão que possa atender todas as classes sociais. Essa inovação se aplica a todas as instituições de ensino registradas, inclusive escolas de idiomas.

Hospitalidade

Como foi dito acima, o Canadá é um dos países que mais recebeu e ainda recebe imigrantes de todo o mundo e, por essa razão, uma das principais características do seu povo é a hospitalidade. Todas as suas grandes cidades possuem uma política de estímulo à diversidade multicultural, e todos são muito respeitados pelas suas origens e hábitos pessoais. Os canadenses realmente valorizam o estrangeiro.

Custo de vida

-
-

Segurança
O Canadá é declarado um lugar seguro e pacífico. A taxa de criminalidade vem diminuindo desde 1990, e, em seis anos consecutivos, a polícia canadense relatou uma redução na taxa de 5% no total. Claro que o país não é perfeito e acontecem sim assaltos e homicídios, mas o número é bruscamente menor comparado com o Brasil. 

 

Possibilidade de aprender dois idiomas
O Canadá é um país bilíngue, tendo o inglês e francês como idiomas oficiais. O inglês é a língua mais falada, e o francês é a oficial da província de Québec que, por ser a maior e mais populosa do Canadá, acabou por influenciar na língua local. 

O inglês canadense é considerado por muitos o mais fácil de ser compreendido, o que facilita o aprendizado da língua. Isso é resultado de um grande fluxo imigratório, com a junção de muitos sotaques. 

 

Quais são as opções de programas de intercâmbio?
 

O Canadá oferece uma excelente estrutura para quem deseja fazer um programa de intercâmbio – tanto para estudar inglês ou francês, Au Pair, mas também para aqueles que querem fazer graduação, Master's Degree ou PhD. 

Para aprender inglês
 

Por ser um dos melhores países para aprender inglês, o Canadá possui inúmeras escolas de idiomas reconhecidas pelo seu governo, que oferecem excelentes estruturas para alunos que buscam estudar em uma grande metrópole, e também para aqueles que buscam cidades do interior.
 

Todas as escolas oferecem diversos programas que atendem a todos os interesses: há programas de férias, de curta duração como um mês, dois ou três meses, e os de longa duração, a partir de quatro meses até um ano. O que varia também é a carga horária, ou seja, o aluno pode escolher se fará um curso regular, intensivo ou superintensivo. 


Antes dos alunos começarem as aulas, eles realizam um teste de nivelamento e isso garante uma qualidade de ensino direcionada as suas necessidades específicas. Além disso, muitas escolas oferecem cursos preparatórios para os certificados como TOEFL, TOEIC, FCE; aulas específicas como business English, literatura e arte, entre outros. 

 

Escolas renomadas:

  •     Académie Linquistique Internationale (ALI), em Montréal;

  •     PGIC, em Toronto e Vancouver;

  •     Global Village, em Toronto, Calgary, Victoria e Vancouver;

  •     ILAC, em Toronto e Vancouver;

  •     ILSC, em Montréal, Vancouver e Toronto;

 

Au Pair
 

O programa de Au Pair é uma opção de intercâmbio remunerado na qual jovens, na faixa etária entre 18 e 30 anos, vão para outro país morar na casa de uma família nativa para ajudar nos cuidados de crianças, idosos e portadores de necessidades especiais.

Por esse trabalho, a pessoa é remunerada, além de receber hospedagem em um quarto individual e alimentação.

Suas principais obrigações são cuidar de quem precisa e fazer alguns serviços domésticos. A carga horária no Canadá para o contrato de Au Pair não é definida, mas varia de 25 a 30 horas semanal.

E quanto à remuneração, as Au Pairs canadenses recebem o valor correspondente a 1/4 do salário mínimo da cidade em que você estiver hospedado. Desse valor, serão descontados os custos de hospedagem e alimentação, e o total é em torno de CAD$1.000,00/por mês. 

Curiosidade: através desse programa, os interessados em imigrar para o Canadá podem conseguir, após dois anos trabalhando legalmente como caregiver no país, aplicar para o visto de residente permanente. Você pode obter mais informações no site oficial Au Pair.

 

Estudar e trabalhar
 

Para aqueles que buscam aprender o idioma mas também querem alternativas para colocar em prática o conhecimento, existem programas de intercâmbio no Canadá que mesclam o estudo com trabalho temporário

Para participar do programa Estudo & Trabalho no Canadá, o estudante deve se matricular em um curso de, no mínimo, seis meses de duração, em uma escola qualificada – escolas aprovadas que exigem visto estudantil – pelo governo canadense.

Os cursos com menos de seis meses de duração não exigem tal visto de estudante, porém, o visto de visitante não permite direito ao trabalho.

As opções de trabalho para esse tipo de programa geralmente são nas áreas de: serviços (garçom, ajudante na cozinha), atendimento ao público (vendedor de loja, caixa) e hotelaria, e são fáceis de conseguir. 

 

Conheça aqui algumas opções de escolas tituladas pelo governo: 

  • International Language Academy of Canada (ILAC), localizada em Toronto.

  • George Brown College, também em Toronto.

  • Académie Linguistique Internationale (ALI), localizada em Montréal.

 

Cursos universitários
 

As universidades canadenses possuem ótimos rankings comparados às brasileiras. Em uma pesquisa publicada, em 2015, pela revista Times Higher Education, a University of Toronto (UofT) foi considerada a 19ª melhor universidade do mundo.

Muitas delas oferecem programas para estrangeiros, incluindo bolsas. Se você tem interesse, saiba mais aqui.
 

Conheça algumas opções de instituições que, além de oferecerem cursos de graduação e mestrado, também possibilitam o trabalho temporário.

  • Seneca College, localizada em Toronto.

  • Greystone College, localizada em Toronto e Vancouver.

  • Geoger Brown College, também em Toronto.

  • McGill University, em Montréal.

 

Preciso de visto para ir ao Canadá?
 

Para visitar o Canadá é preciso de visto. Mas, a boa notícia é: o Departamento de Cidadania do Canadá facilitou a entrada de brasileiros em 2016.

Turistas ou estudantes que permanecerão até seis meses no país não precisarão de visto, apenas de uma autorização eletrônica, a eTA – Electronic Travel Authorization, que é, basicamente, uma plataforma na qual os vistos são aplicados, que contém um formulário que deve ser preenchido obrigatoriamente.

ATENÇÃO: a isenção será aplicada a quem já teve um visto canadense nos últimos 10 anos ou possui um visto de não-imigrante dos Estados Unidos.

O eTA funciona junto ao passaporte do viajante, e é válido por cinco anos ou até o vencimento do passaporte cadastrado.

Outra informação importante é que não existe entrevista presencial no processo de aplicação ao visto. Tudo é feito através de um despachante, que mediará sua documentação com o consulado canadense no Brasil, que fica em São Paulo (SP).

Visto para quem vai estudar 


Para aqueles que desejam fazer um curso superior ou estudar em uma escola de idiomas – com duração superior a seis meses – é necessário um visto de estudante. Para aplicar para o visto de estudos, você deve ter sido aceito por alguma instituição canadense ou apresentar a carta de aceitação da escola de idioma.

Há vários pré-requisitos, além da apresentação da documentação tradicional, como:

  • provar que você terá como pagar o valor do curso; 
  • realizar um exame médico com alguém credenciado pelo governo canadense, entre outros.


ATENÇÃO: esse processo não costuma ser burocrático e pode demorar cerca de três a quatro meses para a obtenção do visto. Mais informações aqui.

 

Visto para quem vai trabalhar


O processo para a obtenção de visto de trabalho no Canadá pode demorar cerca de cinco meses.

Você precisa comprovar a proposta de emprego de uma empresa canadense e seguir toda a burocracia.

  • A empresa que irá te contratar dará o primeiro passo desse processo, então ela encaminha para o governo canadense o interesse em contratar um estrangeiro, afirmando não encontrar um canadense para preencher tal vaga. 

  • Posteriormente, você receberá a proposta formal do cargo que ocupará, e o número do LMO – Labour Market Opinion, que é a liberação que o governo dá para a empresa contratar um estrangeiro.

  • E, por fim, você encaminhará toda a sua documentação e formulários preenchidos para o consulado canadense no Brasil.

É preciso pagar as taxas do consulado e do despachante (se optar em usar esse serviço).

 

Visto para quem vai imigrar


Já para quem quer trabalhar permanentemente, ou seja, se tornar um imigrante legal no Canadá, é preciso passar pelo processo de imigração.

Outra boa notícia: o governo canadense está reformando o sistema de imigração e permitirá “entrada rápida” para imigrantes qualificados que querem ir para o país como residentes permanentes. 


Se tiver interesse, você pode ler mais sobre as oportunidades de emprego aqui. E sobre o processo de imigração, acesse o Departamento de Cidadania do Canadá

 

Ficou interessado pelo país e quer estudar inglês lá?

No próximo ano, 2017, a UPTIME International em parceria com a Egali Intercâmbio desembarcará no Canadá com uma turma de alunos.

Quer se juntar ao time? Clique aqui e saiba como.